Tema: Oração e Intimidade com Deus
Resumo: Na reconstrução de uma sociedade é fundamental restaurar muros e portas (simbolicamente) como aconteceu no livro de Neemias. Porém, antes disto, é essencial a restauração do altar de oração e adoração. Durante 4 semanas estaremos tratando as questões de oração eficaz, mente, ativismo e o lugar santo.   
Aulas: A Oração Eficaz e Mente Ativa I e II
  A Oração Eficaz I-IV
  Ativismo x Santo dos Santos I e II

 

Tema: Desenvolvimento da Metanarrativa Bíblica 
Resumo: A história bíblica não começa com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela começa com a grande comissão ou mandato cultural entregue a Adão no Jardim do Éden. O desenvolvimento da metanarrativa bíblica consta de cinco pontos essenciais para termos uma visão completa e clara dos propósitos presentes e eternos de Deus, a saber: Criação, queda, redenção, restauração e consumação. Vamos aprofundar neste entendimento e entender a nossa parte no desenvolvimento desta grande história, a nossa verdadeira história.   
Aulas: Desenvolvimento da Metanarrativa Bíblica I-V

 

Tema: Esferas de Influência da Sociedade
Resumo: Este tema nos apresenta uma visão bíblica, clara e prática sobre o discipulado das nações. Estudaremos cada área, oito no total, a partir de uma perspectiva bíblica. Nelas deveremos estabelecer o senhorio, verdade, justiça e beleza de Cristo. Entremos nesta fascinante aventura para transformar a sociedade. 
Aulas: O que é ser Discípulo de Cristo
  Introdução às Oito Áreas da Cultura
  Esferas de Influência: Governo I-III
  Esferas de Influência: Igreja I e II
  Esferas de Influência: Ciência e Tecnologia
  Esferas de Influência: Economia e Negócios I e II
  Esferas de Influência: Educação
  Esferas de Influência: Comunicação
  Esferas de Influência: Casamento e Família I e II

 

Tema:  Cosmovisão e Pensamento Cristão  
Resumo: Existe uma guerra de cosmovisões em andamento. No ocidente, construído a partir de alicerces bíblicos, estamos enfrentando uma reversão de princípios e valores espirituais, morais, sociais, econômicos. Devemos entender pelas Escrituras eternas quais são os nossos fundamentos e lutar para influenciar uma sociedade em decadência. Devemos ser sal e luz. 
Aulas: Introdução à Cosmovisão Bíblica I-III
  A pergunta do Ser I e II
  A pergunta do Conhecimento I-III
  A pergunta dos Valores I e II
  A pergunta da Finalidade ou Propósitos I e II

 

Tema: Pilares Bíblicos da Sociedade  
Resumo: Uma visão geral sobre a proposta bíblica para a construção da sociedade. Através do estudo das Quatro Instituições Primárias apresentadas pelas Escrituras, Rawlinson Rangel apresenta quais são as opções mais equilibradas para uma sociedade justa, pacífica, feliz e próspera. Conheça sobre as Quatro Instituições, a tensão necessária entre elas, o propósito de cada uma e as consequências advindas da omissão ou opressão de uma delas. 
Aulas: Pilares Bíblicos da Sociedade I-V

 

Tema: O Evangelho do Reino e a Construção de Nações 
Resumo: Nas Escrituras o tema predominante é o reino de Deus. O que tem a ver este tema como a construção de nações? Tudo!!! O reino de Deus é o seu governo, a sua administração, os seus princípios. Todos estes devem ser aplicados à vida social, legislativa, econômica e política de uma nação. Nações sadias são construídas fundamentando-as na Palavra de Deus
Aulas: Princípios Fundamentais das Nações Cristãs I-IV
  Construindo Nações com o Modelo da Palavra de Deus I-IV
  Como Formar uma Grande Nação I-VIII
  Reavivando a Reforma I e II

 

Tema: O Plano Multigeracional e a Mordomia Cultural 
Resumo: O avanço do reino de Deus na história está diretamente vinculado ao discipulado das próximas gerações. Este é o principal ponto na mordomia cultural. Estudamos aqui cada principio encontrado em Gênesis capítulos 1 e 2. A grande comissão cultural não foi anulada, apenas ficou afetada pela queda e seus efeitos.   
Aulas: O Plano Multigeracional de Deus I-III
  Seis passos para a Mordomia Cultural I-IV

 

Tema: O Poder da História Transformadora 
Resumo: Nossa visão da transformação do mundo a través da história é muito parcial, restrita apenas ao período que atinge a nossa própria geração. Ao olharmos a história de uma perspectiva mais ampla, geral e profunda descobriremos que a promessa do crescimento do reino tem-se cumprido de maneira muito clara e evidente. O mundo é melhor, mais justo e menos violento do que qualquer outro período da historia humana.
Aulas: A História Transformadora I-VII
  O Poder da História I-VII

 

Tema: O Casamento Bíblico e a Mulher 
Resumo: O fundamento de uma sociedade sadia é casamentos e famílias sadias. Isto tem sido provado a traves de todas as culturas e civilizações humanas. Porém, um casamento sadio só pode ser construído a partir dos princípios que Deus estabeleceu já a partir do primeiro casamento humano: Adão e Eva. Ao mesmo tempo tem sido o cristianismo, fundamentado nas Sagradas Escrituras, que elevou e dignificou a mulher ao seu mais alto reconhecimento social e cultural.
Aulas: A Visão Criacionista do Casamento I-IV
  O papel da Mulher Segundo a Imagem de Deus I-III

 

Tema: Igreja, Reino e Sociedade
Resumo: Igreja e reino são muito próximos, porém bem diferentes. Precisamos entender as diferenças se queremos entender a missão da igreja e o seu relacionamento com o reino. O tema mais relevante e que ocupou mais tempo nas parábolas de Jesus foi o reino de Deus. O que é o reino? É hoje relevante na sociedade atual? Vamos descobrir a relação entre igreja, reino e sociedade.
Aulas: A Igreja Focada no Reino I-VI
  As Intenções Presentes de Deus I-III
  O Mínimo Irredutível de Deus/O Modelo Integral de Jesus I e II
  Disciplina do Amor I-III

 

Tema: Encorajando uma nova geração de reformadores (transformadores) 
Resumo: Os desafios que a igreja enfrenta hoje são bem diferentes aos de 50 anos atrás. São basicamente dois: uma mensagem e praticas evangélica mutiladas, cerceadas e incompletas, e uma sociedade humanista, neo-pagã, secularizada e pos-modernista. Deus sempre a través da história levantou, nessas horas escuras, reformadores que enfrentaram os obstáculos espirituais, morais, sócias e culturais. Nessa hora ele está levantando uma nova geração de reformadores.
Aulas: Projetos Semente e Sementes I-III
  Planejamento e Relatórios de Projetos Semente I e II
  Recursos Bíblicos para a Criação de Riqueza I-III
  Aplicação Prática nas Áreas de Influência I-VI
  Perfil dos Líderes Reformadores I-III